quarta-feira, abril 06, 2005

Conhecimento

Segundo Erich Fromm, em seu livro "A Arte de Amar", o amor é uma atividade, e não um afeto passivo. Além do elemento de "dar", outros quatro elementos básicos são evidentemente necessários para essa atividade. São eles: cuidado, responsabilidade, respeito e conhecimento.
Como gosto de começar as coisas ao contrário, comecemos pelo conhecimento (já que os outros três só são possíveis com ele).
"Conhecer-te a ti mesmo", essa sentença expressa a nossa ardente aspiração em nos conhecermos e conhecer nossos semelhantes. Temos o desejo de conhecer tudo sobre o homem e o mundo, seus mais íntimos segredos. Isso seria impossível no conhecimento normal, ainda que conheçamos mil vezes mais sobre nós mesmos, nunca alcançaremos o fundo. Permaneceremos ainda um enigma para nós próprios, assim como os outros. O único meio de conhecimento completo está no ato do amor: esse ato transcende o pensamento, transcende as palavras. Contudo o conhecimento pelo pensamento torna-se condição necessária para o pleno conhecimento no ato do amor. "Preciso conhecer-me, e a outra pessoa, objetivamente, a fim de poder ver sua realidade, ou melhor, de superar as ilusões, o retrato irracionalmente desfigurado que tenho dela. Só conhecendo objetivamente uma pessoa poderei conhece-la em sua última essência, no ato do amor."

Baseado no livro "A Arte de Amar"