segunda-feira, abril 04, 2005

Massacre psicológico

Não canso de escutar a música do filme Closer – Perto demais, além de ser uma música linda, simplesmente linda, ela me faz lembrar o filme que foi um dos melhores que eu assisti nos últimos tempos. A música fica repetindo o dia inteiro no meu computador enquanto eu trabalho, o impressionante e que ela não me atrapalha em quase nada, fico escutando tranqüilamente, mas vez por outra ela me traz recordações. Lembro de um passado recente com mentiras e de como atrapalhamos as nossas vidas em busca de verdades que não trazem a felicidade. Afinal como a menina do filme mesmo diz “Todos amam uma mentira”. Qual o mal em amar uma mentira que achamos ser verdade? Acho melhor que uma verdade que sempre achamos ser mentira.
Ontem um amigo meu estava me contando que teve uma “super-briga” com a namorada, isso porque ele ficou a interrogando até que ela listasse todos os caras com quem tinha se envolvido em toda a vida. Ele ficou morrendo de ciúmes e massacrou a coitada que não teria dito nada, não por não ser sincera, mas para não gerar ciúmes nem tristeza desnecessária. Qual a importância disso? Pra que ficar torturando uma pessoa para sabermos coisas que não queremos saber, assim acabamos por torturamos nós mesmos. Quando ele me disse que estava triste, eu disse a ele que foi ele mesmo que procurou ficar assim. Tem coisas que é melhor que não sejam ditas. Eu acredito muito nisso, mas ele mesmo poderia me dizer que há pouco tempo eu que implorei pela verdade. Realmente, eu confesso! Mas aí existe uma diferença essencial entre a mentira que temos consciência e a que não temos. Se a mentira fosse bem contada, poderia ser. Mas ou por não ser ou pelo fato de, infelizmente ou felizmente, eu conhecer muito bem as pessoas envolvidas, nunca foi realmente uma mentira pra mim. Em todo o tempo eu sabia que alguma coisa estava diferente, só não sabia exatamente o que (aliás, não sei até hoje). Aí realmente fica complicado, a mentira passa a ser uma realidade.
Devíamos pensar menos em verdades e mentiras e fazermos como a menina do filme, nos entregarmos a vida! Felizes, buscando viver com alegria e amor. Simplesmente vivermos, se é que pode ser simples!
Por que temos tanta dificuldade de sermos felizes?